(eter)

31 agosto 2006

good vibes


Nos bares onde passei música havia sempre espaço para o funk.
Quando a coisa estava a arrefecer era o suficiente para voltar a normalizar o espírito.
Em cima.

roy ayers-what's the T

30 agosto 2006

jazz ?

Precisamente a meio da década de noventa surgiu um disco algures no meio da efervescente cena da música electrónica.
Desde o início dos anos 90 que os projectos foram surgindo como cogumelos, registando-se uma crescente qualidade em sons que, curiosamente, começaram a soar mais orgânicos à medida que a qualidade crescia.
De uma multitude de projectos e consequente complexidade de texturas sonoras, destacou-se este, entre outros, pela sua simplicidade.
Ludovic Navarre criou o projecto St Germain, um mix de jazz e electrónica que ainda hoje apetece ouvir, sendo Boulevard já considerado um clássico.
Vamos ouvir desse disco "sentimental mood", que simboliza todo o espírito dessa gravação, "dub experience", uma incursão pelo dub, e finalmente "What's new?", a faixa que correu algumas pistas de dança e que dava conta do estado da club culture da época.

st germain - sentimental mood

st germain - dub experience

st germain - what's new?

johnny

A lenda americana.
As gravações da série "American" produzidas por Rick Rubin fazem pensar quantas mais obras-primas, originais ou versões, Johnny Cash nos iria deixar.
Do volume "American III: Solitary Man" oiçam uma versão de one (U2) e e ainda wayfaring stranger, de sabor árido do oeste.
No posto de escuta aqui ao lado, está ainda a versão de uma música de will oldham (dos palace) que é arrepiante. I see a darkness.

johnny cash - one

johnny cash - wayfaring stranger

29 agosto 2006

pop music

Um dos mais interessantes nomes da pop actual é Josh Rouse.
Só tenho um disco dele, mas conheço muitas outras canções pela rádio ou por pesquisa na net.
Se "1972" representa um conjunto de canções pop quase perfeitas, o que tenho ouvido depois disso não fica atrás. Fiquei viciado nesta abaixo já há muito tempo:

josh rouse - flight attendant

esperança


Depois da estreia auspiciosa, de uma frescura que já há muito tempo não se ouvia em bandas rock, espera-se que não desiludam no próximo disco.
Basta terem duas ou três músicas com a mesma inspiração das de "funeral".
.
.

28 agosto 2006

divas latinas



A diva espanhola Sara Montiel (ou Sarita) remete-me sempre para um ambiente de boite - vulgo casa de putas - e de como a música era (ou deveria ser) nessas casas.
A desilusão amorosa, as confidências de vidas marcadas pelo destino de vidas inadaptadas e sofridas, de sonhos perdidos e de esperanças passadas.
A latinidade das emoções.
Outra para juntar a outro clássico que desfila no posto de escuta:
.

dub

O grande Lee "scratch" Perry, um dos pioneiros do dub, que é uma enorme influência de grande parte da música mais interessante que se faz hoje.
Antes das novas criações, tempo para escutar mais dois clássicos, a juntar ao que está no posto de escuta aqui ao lado.
.
.
.

sons

No posto de escuta, na barra ao lado, irão sendo adicionados alguns links para músicas que abrem directamente no vosso player.
Atenção que alguns poderão ser substituídos, à medida que o espaço escasseie.
Portanto, já sabem o que têm a fazer...

26 agosto 2006

to be continued

Devido à mudança para o blogger beta, o anterior blog (anestesista da alma) deixou de estar sob o meu controlo. Os anteriores posts ficarão, assim como os comentários.
A partir de agora, o eter toma o lugar do anestesista.
No seguimento do defunto, embora dando mais relevo à música e outras formas de arte, agradeço desde já a participação de todos.