(eter)

07 novembro 2007

portugal, anos 70 (II)

.
"A Banda Corpo Diplomático é um acontecimento emblemático da música punk/new wave em Portugal, aparecendo mesmo no fim dos anos 70, mas que foram esquecidos em virtude da vertente vanguadista da sua música, mas que mais tarde se irá popularizar ou massificar na Banda Heróis do Mar .
Tendo a sua origem na banda verdeiramente punk, os Faíscas, dos quais infelizmente não existem gravações, mas apenas na memória de alguns que a viram ao vivo.
Felizmente os Corpo Diplomático conseguiram deixar o seu som gravado em Vinil ( hoje muito difícil de encontrar), O LP intitulado Música Moderna .
Segundo boatos, até as master tapes desapareceram, o que impede a publicação de uma banda marcante da cultura musical portuguesa, já com quase 30 anos, mas cujo som ainda é totalmente actual."
.
corpo diplomático - kayatronic
.
corpo diplomático - bombista
.

2 comentários:

Rhythm & Blues disse...

Não sei se viste na rtp2 no programa Câmara Clara onde estiveram á conversa o Zé pedro dos Xutos e o Aires de Magalhães dos Madredeus e de outros projectos tais como este que aqui falas e dos lendários Faiscas. foi muito interessante ouver aquela exaltação á memória e á actualização da história da música moderna em Portugal.

Anónimo disse...

Por acaso não vi, mas há coisas que não fazem parte da memória colectiva e que têm a sua importância na história musical portuguesa, nomeadamente da música moderna, o que é, obviamente, uma falha da indústria musical, a não reedição (quando possível) de bandas que abriram caminho a outros.
Duvido que hajam muitos, na faixa etária dos 20 anos, que saibam quem foram os corpo diplomático, por exemplo, enquanto (salvo a devida distância) todos conhecem ramones, sex pistols, etc.