(eter)

19 fevereiro 2007

etno

"Galandum Galundaina é um grupo de música tradicional mirandesa criado em 1996 com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda (mirandês). O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder."
Tal como o texto revela, trata-se de um projecto muito importante na preservação da música tradicional de Trás-os-Montes, o que per si já tem méritos que bastem.
Mas quando se escuta "Modas i Anzonas", de 2005, compreende-se porque é que foi considerado por muitos um dos melhores discos desse ano e não só na categoria em que habitualmente seria classificada a música dos Galandum Galundaina.
Já tinha ouvido falar bastante deste disco, mas só recentemente me chegou às mãos; as expectativas foram plenamente satisfeitas, até por algum conhecimento que tinha de algumas modas tradicionais cantadas por idosos da zona, já que estou ligado por laços familiares indirectos a Trás-os-Montes e confirmo que o espírito está todo contido neste disco, que é simultâneamente um documento etnográfico.

galandum galundaina - se tou pai me dera

galandum galundaina - berdugal
.

Sem comentários: