(eter)

16 março 2007

"That pure American brother, dull-eyed and empty-faced
races Sundays in Jersey in a Chevy stock super eight
He rides'er low on the hip, on the side he's got Bound For Glory

in red, white and blue flash paint
He leans on the hood telling racing stories, the kids call him Jimmy The Saint
Well the blaze and noise boy, he's gunnin' that bitch loaded to blastin' point
He rides head first into a hurricane and disappears into a point
And there's nothin' left but some blood where the body fell
That is, nothin' left that you could sell
just junk all across the horizon, a real highwayman's farewell
And he said "Hey kid, you think that's oil? Man, that ain't oil that's blood"
I wonder what he was thinking when he hit that storm
Or was he just lost in the flood?"

Mais abaixo aparece uma versão de johnny cash do excelente "I'm on fire" do álbum ícone "Born In The USA".

Mas o meu disco preferido de Bruce Springsteen - eu que não sou dos maiores admiradores do "boss" - é este. Na altura (1973) em que este disco saíu - o primeiro da sua carreira - a crítica rotulou-o de "novo bob dylan", embora o disco não tivesse obtido grande sucesso comercial (25000 cópias no primeiro ano), o qual viria depois com juros.

Apesar dos bons discos que gravou depois, este "Greetings From Asbury Park, N.J." ocupa um lugar especial nas minhas preferências, principalmente por estas grandes músicas que ouvi centenas de vezes na altura em que comprei o disco, o que só aconteceu em oitenta e tal, primeiro em vinil e mais tarde em cd.

Ei-las:

bruce springsteen - lost in the flood

.

bruce springsteen - for you

.

bruce springsteen - spirit in the night

.

bruce springsteen - it'a hard to be a saint in the city

.

2 comentários:

Olavo Lüpia disse...

Excelente.
Também estava para me debruçar sobre esse disco, mais cedo ou mais tarde, numa rubrica que lá tenho (10/10- dez-em-dez).
O meu coração pende entre este e o segundo, "The Wild, The Innocent & The E-Street Shuffle" (também de '73).
E só de pensar nas músicas que não postaste deste "Greetings"...
Acho que concordo contigo no destaque que deste a "Lost In The Flood". É assustadora!

cj disse...

estava aqui a pensar nas palmas desse vídeo que lá está...