(eter)

03 janeiro 2008

melhores de 2007

No que diz respeito à música, 2007 foi um ano de muitos e bons discos, embora, quanto a mim, não haja algum que se destaque a grande distância dos demais.

Sendo assim, não vai haver o clássico primeiro lugar, vou sim destacar um disco entre os que referi nas últimas semanas e ao longo do ano, pela lufada de ar fresco que representou Panda Bear e "Person Pitch".
Não é por acaso que foi escolhido por muitos como o melhor do ano, ainda que só nos anos seguintes vá ser reconhecido. A prova de que os ares de Lisboa são uma inspiração séria, num exercício de patchwork evocando Brian Wilson.
Houve uma surpresa de uma nova editora, Italians Do It Better que, ao contrário do que o nome indica, é norte americana e que lançou a compilação "After Dark", com o mérito de dar a conhecer alguns artistas dos quais se poderão esperar boas surpresas no futuro e outros que representam praticamente milagres (Chromatics e Glass Candy).
O disco "Night Drive" dos Chromatics, também de 2007, é excelente e promete evolução.
Se conhecerem as primeiras gravações destes dois projectos, notarão certamente a passagem de modo experiência (e má) para um outro tipo de sonoridade que vem, de algum modo, inovar ao buscar referências aos anos 80 (não se assustem), ao que alguns metem o rótulo de electro dark wave, com elementos electrónicos e film noir mas, ao invés do que outros já tinham feito, são muito contidos, o que lhes dá o toque de classe extra.
Esperemos o que nos vão trazer em 2008, mas em 2007 foi a melhor compilação.
Não incluí o disco de Radiohead ou de Arcade Fire, já que o objectivo das escolhas de final de ano do (eter) é mais o de dar a conhecer o que de novo e mais alternativo vai acontecendo e desses discos e artistas já muitas opiniões surgiram.
Finalmente, a melhor estreia de 2007, o jovem de 22 anos Patrick Cleandenim e o disco "Baby Comes Home", que tem direito a música e a foto, já que ainda não tinha tido direito às respectivas.
Começa assim: "I saw you walkin' with a vampire last night".
Os outros podem conferir mais abaixo. São todos excelentes discos.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Sem comentários: