(eter)

15 dezembro 2008

os melhores de 2008

Antes de saírem as listas da imprensa e a umas semanas do final do ano, deixo aqui os meus destaques deste ano que está a terminar, para não haverem dúvidas e confusões acerca de dicas, etc., além de não acreditar que nestes últimos dias do ano saia algum disco voador.
Como é hábito, não vou atribuir numeração às escolhas.
Já foram desfilando por aqui durante o ano os discos que o marcaram mas, como é óbvio, a prova do tempo vai comprovar ou refutar algumas escolhas aqui feitas.
Muitos mais poderiam figurar aqui (quem acompanha o blogue saberá quais pelos comentários feitos na altura), mas vou fazer referência a 5 discos apenas.
Não querendo ser injusto porém, reitero que qualquer dos discos que por aqui passaram nos meses anteriores nas "novidades 2008" são todos bons discos.
Estes destaques que ficam em jeito de mini-lista têm uma razão de ser que é explicada abaixo, ficando de fora mais uma vez os discos mais conhecidos e que já todos sabem que irão ser agraciados pelas listagens "profissionais".


Disco espiritual, foi crescendo com as audições de forma a ser já uma forte referência.
Um disco que me apanhou desprevenido, embora já o primeiro álbum homónimo fosse um dos melhores de 2006, com pérolas como "Auburn and Ivory" ou "Childhood".
As referências Mazzy Star parecem-me justas, mas há aqui muito mais complexidade; onde se (ou)via atitude, aqui respira-se comprometimento.
Não é um disco de fácil digestão, mas entranha-se profundamente, naturalmente.
Ou muito me engano ou temos culto assegurado para os próximos anos, a não ser que andem todos muito distraídos.

beach house - you came to me

beach house - gila

Irá ser um dos discos da imprensa, mas não podia deixar de assinalar a estreia desta "superbanda" que, pegando nas melhores referências do passado, fez um grande disco.
Não era por acaso que eu alertei para o facto das minhas escolhas deste ano não contemplarem grandes novidades estilísticas, todos os grandes discos deste ano foram fortemente influenciados pelo melhor que já se fez no passado.

last shadow puppets - standing next to me

last shadow puppets - my mistakes were made for you

Eis um dos discos que não traz nada de novo e que já tinha avisado que iria aparecer aqui por esta altura. Para quê inovação, quando num só registo se pode ter Leonard Cohen, Tom Waits, Lee Hazlewood ou Nick Cave em versão dueto?
Sei que não vai ser uma escolha consensual, mas esta é uma escolha consciente.

isobel campbell & mark lanegan - seafaring song

isobel campbell & mark lanegan - who built the road

Parece-me que a maioridade foi aqui atingida, apesar das centelhas de génio de registos anteriores.
É uma banda que sempre me agradou e que será (creio) mal compreendida.

the walkmen - on the water

the walkmen - i lost you



Por último a grande surpresa do ano, conforme referi na altura da apresentação deste disco.
Parece-me que passou totalmente ao lado da imprensa nacional (e de certa forma internacional), mas aposto que ao próximo disco todos irão (re)conhecer este alemão.
Vai uma aposta?

get well soon - if this hat is missing i have gone hunting

get well soon - your endless dream
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Sou visitante assídua de teu blog e simplismente adoro suas dicas. Concordo, "The last Shadow puppets" foi uma das melhores coisas de 2008. Mas além dos demais, acrecentaria "Vampire Weekend" e Duffy.
Enquanto isso, seguirei ansiosa pelas novidades do ano que vem!!!!!!

cj disse...

Obrigado pela atenção; sem dúvida que poderiam aparecer, como foi dito no post, mais discos.
Esta (mini)lista pretende representar o que se passou neste ano, onde muito pouco se acrescentou de original, apenas com um grande disco inesperado dos Beach House.
Obviamente faltam aqui, entre outros, os Portishead e alguns que fizeram o hype deste ano como os já referidos Vampire Weekend, mas decidi ficar-me pelo essencial.
Esperemos pelo próximo ano, sendo que ainda irão surgir, como sempre acontece, alguns "retardados" de 2008, que por diversos motivos me passaram ao lado.

LF disse...

Não conhecia nenhum destes discos, pois tenho andado bastante fora da cena pop.
Irei ouvir com toda a atenção. Se tu os consideras os melhores, não tenho dúvidas de que serão muito bons.

Seria interessante que também escolhesses os melhores, ou o melhor, disco português. Até porque me parece que houve por aí umas coisas interessantes.

cj disse...

Houve, sim senhor.
Em jeito de resumo, posso adiantar que não estamos a falar de novidades absolutas, para quem anda mais informado acerca da cena musical, tratando-se de confirmações do que já tinha saído cá para fora no ano passado, casos dos Peixe:Avião, dos Pontos Negros e da trupe Flor Caveira, dos Feromona, dos Deolinda, da Rita Redshoes, Gala Drop, Foge Foge Bandido, a festa dos Buraka Som Sistema, etc.
Há muita coisa boa a sair em Portugal, para o ano fica prometida uma atenção maior a alguns destes projectos.
Mas se tivesse de fazer uma opção seriam certamente os Dead Combo.

Anónimo disse...

estas não consigo sacar...
rc