29 agosto 2008
27 agosto 2008
25 agosto 2008
the long goodbye
.
Depois de algum tempo de expectativa, tive finalmente a oportunidade de ver o filme de Robert Altman, de 1973, na sua adaptação da novela de Raymond Chandler "The Long Goodbye".
Como qualquer fã do monocromático detective Philip Marlowe sabe, não é a mais fácil das tarefas reconstruir cinematograficamente esse mito da literatura, embora -ou talvez por isso mesmo- os livros de Chandler sejam muito visuais, seguindo a lógica cinematográfica.
Embora as críticas que li fossem positivas na sua globalidade, também me deparei com vozes mais críticas, vindas precisamente dos fãs de Marlowe.
Mesmo acalmando as expectativas ao passar do livro para o filme (como sempre acontece) o certo é que, embora o desempenho de Elliott Gould seja interessante, a forma como Altman abordou a novela, querendo fugir de uma adaptação mais fiel, acaba por estragar o que, já de si, era perfeito.
Se há conselho a dar é que leiam primeiro o livro (agora numa excelente tradução com o título "O Imenso Adeus", da Editorial Presença ).
Neste caso, não vejam o filme.
Outra opção é ver o filme (que até vão gostar) e depois leiam o livro para compreenderem a desilusão nas minhas palavras.
Fica a música do filme, que vai desfilando em jeito de paródia ao longo das cenas - e esta sim, vale a pena (mas leiam o livro antes de ouvirem a música).
.
dave grusin trio - the long goodbye
.
jack sheldon - the long goodbye
.
Publicada por cj às 13:43 3 comentários
04 agosto 2008
álbum
Extraordinário.
Nas minhas férias de acompanhamento à minha avó, mudo apenas o local (Grande Hotel do Luso) e o facto de haver uma discoteca no dito, onde me estreei a ouvir Baby Jane...
Pronto, aquilo até animava de vez em quando.
Publicada por cj às 17:26 1 comentários