(eter)

27 março 2009

discos raros (III)


Os Lafayette Afro Rock Band foram um grupo de funk rock criado por franceses em Nova Iorque, em 1970.
Aparece em destaque o segundo LP "Malik", mas também poderia destacar o primeiro, "Soul Makossa", já que são os dois raros e poucas cópias originais sobreviveram até aos nossos dias, muito devido à pouca popularidade da banda na altura, só reavivada décadas mais tarde, ao ponto de ser das bandas mais sampladas, mormente na área do hip-hop.
É possível que reconheçam partes das músicas devido a esse facto.
Destaque-se ainda a inclusão de break beats, uma das características dos Lafaiette, que foram dos primeiros a utilizar essa técnica.
.
lafayette afro rock band - malik
.
lafayette afro rock band - darkest light
.
lafayette afro rock band - baba hya
.
p.s.-já estão disponíveis os downloads.

25 março 2009

novidades 2009 - nite jewel


Finalmente começam a aparecer as esperadas novidades da editora Italians Do It Better, que muito fizeram salivar desde a compilação "After Dark".
A mais recente edição chama-se Nite Jewel e abre logo com requintes de atracção e inovação inesperados, ao que já chamaram música para dançar no quarto ou - diria - na cama.
Ramona Gonzalez é o nome que se esconde por detrás da máquina de loops enquanto vai desconstruindo texturas dos anos 80.
Já se vai descortinando um pouco mais da linha a seguir pela editora, com mais uma girl behind the machine.
Ou não.
.
nite jewel - weak for me
.
nite jewel - heart won't start
.
nite jewel - chimera
.
p.s. - aguardem mais 2 dias para fazer o download.

prazeres desportivos

Na vertente "desafio pessoal", recomendo a todos os que se sintam preparados para tal um evento que marca o calendário nacional por ser o maior percurso de um só dia a acontecer no nosso país, isto é, a única ultramaratona que se organiza em Portugal.
Mais de 160 kms pelo meio do mato, com uma altimetria de ascensão acumulada a não andar longe dos 3ooo metros.
Partida de Serpa, passa-se ao lado de Espanha, cheira-se o Algarve, Pulo do Lobo, etc.
Inscrições aqui.
Eu já estou inscrito.

20 março 2009

yé-yé


Jacqueline Taïeb foi uma das mais promissoras mademoiselles do início dos anos 70 em França que, no entanto, cairía no esquecimento.
Depois do seu grande sucesso com "7 heures du matin" em 1967, nunca se encontrou com o sucesso, apesar da qualidade do seu trabalho.
Podia entrar na secção dos "discos raros", mas parece-me que toda a sua carreira é injustamente desconhecida.
.
jacqueline taieb - 7 heures du matin
.
jacqueline taieb - le coeur ao bout des doigts
.
jacqueline taieb - la fac de lettres
.
p.s.-os downloads excederam a capacidade disponibilizada, sendo que o reset é feito em 7 dias, estando nessa altura novamente disponíveis.

18 março 2009

16 março 2009

discos raros (II)


Um dos discos de culto menos conhecidos foi gravado pelos Ofege quando ainda eram estudantes, na Nigéria, em 1973.
Para os conhecedores deste tipo de som este disco é um clássico que, ainda assim, permaneceu desconhecido fora desse circuito de apreciadores de música de raízes afro.
A boa notícia é que este mítico disco de estreia dos Ofege vai ser lançado em formato cd, embora não chegue a Portugal às lojas físicas.
Grande disco.
.
ofege - nobody fails
.
ofege - whizzy ilabo
.
ofege - ofege
.

13 março 2009

discos raros (I)


É o primeiro post "oficial" dedicado a discos raros, daqueles que se vendem entre coleccionadores atingindo preços exorbitantes.
Já aqui apareceram alguns, mas esta nova rubrica é dedicada aos que são cobiçados por qualquer coleccionador que se preze, a maior parte sem reedição noutro formato que não seja o vinil.
Agradeço desde já a quem tiver algumas pérolas e meio de digitalizar, que envie para o e-mail do (eter).
Começamos com "Fully Loaded", disco de 1974 dos Magnum, um dos discos funk mais raros de sempre que, embora não tenha sido tão inovativo como os discos da altura de Sly & The Family Stone ou os Parliament de George Clinton, é um belíssimo disco obscuro e esquecido, mas raro e valorizado pelos audiófilos mais informados.
.
magnum - evolution
.
magnum - witch doctor's brew
.

07 março 2009

banda sonora XX


A banda sonora que me permitiu conhecer o trabalho de Jocelyn Pook, senhora que tem trabalhado principalmente com companhias de dança, embora tenha feito alguns trabalhos para cinema.
Aproveitando o grande caldeirão da world music e partindo da música clássica, é uma criadora de ambientes por excelência, aqui exemplificados por estas duas peças sublimes que deram uma dimensão extra ao último filme de Kubrick.
.
jocelyn pook - masked ball
.
jocelyn pook - migrations
.

05 março 2009

salvatore samperi


Infelizmente não tenho esta banda sonora, mas sempre há o S. Youtube.


02 março 2009